quinta-feira, julho 07, 2005

O Fim da Aventura (embora na realidade seja o princípio...)

George Lucas tem, reconhecidamente, mais mérito como demiurgo do que como cineasta. A saga Star Wars marca o imaginário de várias gerações não por ser um portento de mestria cinematográfica (Lucas nunca soube realizar, e a saga voou mais alto quando Irvin Kirschner dirigiu O Império Contra-Ataca e O Regresso de Jedi ), mas sim por criar figuras e locais estranhos e maravilhosos, nunca descurando o diálogo com padrões modernos e pós-modernos de organização social e política. Nomeadamente, as prequelas Star Wars tratam a luta pela liberdade e as constantes ameaças à democracia, que, ao invés de acabar com a opressão, lhe serve frequentemente de antecâmara.

No caso de A Vingança dos Sith, o episódio III, a vida política americana dos últimos cinco anos ensombra toda a trama. Esta é, no fundo, a história dos estabelecimento de uma hegemonia através da acção de um jovem, inocente, frustrado e vaidoso, mas também cego por amor. É, em suma, a história de alguém a quem sobra o poder, mas falta o discernimento.

Por tudo isto, o Episódio III é uma brutal e voraz descida aos Infernos, o momento de total e irrevogável corrupção interior, que bate aos pontoss, por muito fácil que tal seja, ambas as prequelas anteriores. Contudo, tamanha exaltação do sublime, do terrível rodeado de beleza, perde um pouco perante o amadorismo do trabalho de Lucas, sobretudo quando desbarata o talento de actores como Samuel L. Jackson e Natalie Portman, e quando coloca nas personagens frases absolutamente pobres e constrangedoras.

A memória, no entanto, oblitera esses pormenores, substituindo-os por uma aventura de sopro épico, por força pictórica e por uma personagem (Anakin Skywalker) em perdição absoluta. Se todos os filmes da segunda saga (em termos de saída em sala) fossem deste calibre, Lucas seria visto como mais do que um entertainer e um homem de negócios...

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Free Hit Counter