sexta-feira, fevereiro 10, 2006

O Autor - O Nascimento da Política dos Autores, prácticas Críticas e Influências Geracionais - Parte 5

4. Limitações da Política dos Autores

Ironicamente, a primeira pessoa a apontar as limitações desta teoria foi André Bazin, defensor da necessidade uma nova postura perante o cinema e figura tutelar de toda esta formação. As suas objecções centravam-se no facto de esta política poder gerar um "culto da personalidade" e no perigo subjacente a ignorar as condições técnológicas, históricas, sociológicas e físicas de produção (exemplificando que, ao passo que "um poema pode ser escrito num guardanapo na prisão", um filme necessita de dinheiro, material e empregados). Outros relevaram uma centralização demasiada no cinema americano, esquecendo ou ignorando voluntariamente todas as outras cinematografias mundiais, enquanto ainda outros argumentaram que esta teoria é incapaz de defender novos cineastas, imediatamente considerados menores em comparação ao vasto e rico passado da arte.

5. Conclusão

A Política dos Autores foi não somente o produto da fusão entre cinéfilia e existencialismo, mas também uma resposta:

a) à falta de consideração, por parte dos meios académicos, pelo cinema e pela cultura visual;

b)a percepção do cinema como plataforma para a alienação; e

c) o anti-americanismo de certos sectores da vida intelectual francesa.

Não obstante, a Politica dos Autores, mais do que uma noção aplicada às análises críticas, tornou-se o paradigma ao qual pretendiam obedecer certos cineastas, tornando-se assim a base para o "cinema de autor", um cinema veículo para a expressão de quem o faz. Ainda assim, esta denominação não deve ser utilizada para a caracterização de um tipo de cinema específico: Pedro Àlmodovar, Abbas Kiarostami e Michael Haneke são cineastas muito diferentes, mas todos autores de pleno direito.

No que à crítica diz respeito, a importância da Politica dos Autores é incalculável. A busca de regularidades e traços comuns na produção de um autor é um método analítico de uma utilidade extrema. Sobretudo, o trabalho crítico é, muitas vezes, a busca de autenticidade e de aspectos pessoais num dadoobjecto de estudo, sem os quais o filme é comummente visto como banal e desinteressante. No fim, este método de estudo acabou por ser tão influente quanto os filmes que esta geração acabaria por fazer.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Free Hit Counter