quinta-feira, julho 13, 2006

Nice to KnowYou!


Num meio cinematográfico que, bastas vezes, gera burburinho injustificado, não é de estranhar que Me and You and Everyone We Know, estreia de Miranda July, tenha granjeado respeito e admiração em quase todas as paragens do seu périplo comercial e festivaleiro. Nada há aqui do amorfo e ineficaz presente num filme como You Can Count on Me de Kenneth Lonnergan; pouco há aqui da sobrevalorização dada a Mean Creek (que é um bom filme, mas nada do que alguns fizeram dele) de Jacob Aaron Estes; ainda nada há da repetição insuportável e degradante do cinema de Larry Clark. É, então, uma obra que na sua individualidade e no seu lirismo, está confortavelmente no que poderia e deveria ser o paradigma de originalidade do cinema independente americano.

Histórias cruzadas de gente desamparada, Me and You… mostra os grandes momentos da vida travestidos de acontecimentos do quotidiano. Seja a iniciação sexual, a morte, a interrupção de uma relação, o começo de outra ou a solidão, nada escapa a uma postura que funde a emoção a uma observação simultaneamente lúcida e subjectiva, cheia de carinho humanista para com as personagens. É um filme cuja visão deixa um conforto na alma, mesclado de nostalgia por coisas com as quais nada temos a ver, mas pelos quais, de formas diferentes, já passámos. É, em suma, um filme que depende em muito da (falta de) resistência emocional ao que nele é mostrado, resistência essa que é combatida assaz eficazmente pela extraordinária musica que pontua as imagens. Resumi-lo ou recontá-lo é como definir um bom vinho pela sua fórmula química, esquecendo o travo doce e aveludado.

Por favor, deixem-se entrar nele.

Etiquetas:

4 Comentários:

Blogger Daniel Pereira disse...

Pois eu apreendo algumas pequenas coisas com as quais é impossível não me identificar, mas fico de fora racionalmente. É preciso ter cuidado com este rótulo de "indie" - ando a dizê-lo há algum tempo. E o filme que vai estrear do Michael Cuesta - esse, sim, vale verdadeiramente a pena.

Revi o "You Can Count on Me" há pouco tempo e continuo a gostar bastante. Não há muitos filmes sobre irmãos, pois não? Mas esse é só um aspecto de que gosto.

9:12 da tarde, julho 15, 2006  
Blogger Daniel Pereira disse...

Já agora: as estrelas são de 1 a 5 ou de 0 a 5?

9:14 da tarde, julho 15, 2006  
Blogger Miguel Domingues disse...

Eu queria de 0 a 5, mas tenho de arranjar uma imagem para o zero.

Take Care,
Miguel Domingues

12:37 da manhã, julho 16, 2006  
Blogger Hugo disse...

Assino por baixo!

12:07 da tarde, julho 19, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Free Hit Counter