Sete Filmes que Anseio Desesperadamente por Ver
Hangmen Also Die (1943) de Fritz Lang
Quai des Orfèvres (1947) de Henri-Georges Clouzot
The Lusty Men (1952) de Nicholas Ray
Le Notti di Cabiria (1957) de Federico Fellini
The Last Hurrah (1958) de John Ford
La Chinoise (1967) de Jean-Luc Godard
L'Armée des Ombres (1969) de Jean-Pierre Melville
Se já viram algum (ou todos), comentem, agucem-me a curiosidade
Etiquetas: Dispersões
2 Comentários:
Não vais ter dificuldade em ver esses filmes, creio que passam frequentemente na Cinemateca.
Só vi Hangmen Also Die e Lusty Men. O primeiro acho mediano, o segundo muito bom. Hangmen é dos filmes mais estranhos de Lang, em que creio que a influência do argumento rebuscado do Bertolt Brecht deu cabo de tudo. Além disso, não há uma personagem principal fixa para nos identificarmos, e Lang não consegue gerir bem tantos actores secundários. Lusty Men é um dos filmes-chave de Nick Ray, embora não esteja no meu top 5 dele. Os cowboys, a mulher, we can’t go home again, etc.
Só pus a vista em dois: Lusty men e Notte di cabiria.
Quanto ao Ray, devo dizer que é fantástico. O contraste flagrante do documentário do rodeo com o dramatismo daquele trio tão enigmático, onde se sabe se o Kennedy e o Mitchum são só amigos, se é só admiração ou se...é outra coisa. Intenso. Dramático. Genial.
Já o Cabiria também é de um intensidade atroz. E acho que é a síntese perfeita entre realismo e surrealismo. Se a Gelsomina do La Strada era adorável, esta Cabiria é inesquecível. A a Giuletta Masina aparece como nunca a vi. Um portento da natureza neste filme.
Do que conheço do Clouzot (les diaboliques e la salaire de la peur), também tenho muita curiosidade em ver este Quai des orfèvres.
Podemos sempre pedir isto para "o que quero ver". Tanto pedi "la maman et la putain" que acabei por ter direito a "prenda"..eheh :-)
abraço!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial