sábado, setembro 02, 2006

Horas na Cinemateca - II


As divas produzem-se ou existem por si mesmas?

Note-se: quando se faz esta pergunta, não se entende por produção o tradicional melhoramente estético que os membros do sexo feminino dominam; entende-se, antes, um programa concertado para exponenciar os atributos físicos de uma qualquer actriz. Resumindo, a questão é: predomina a aura ou o veículo?

Tudo isto a propósito de Casque d’Or, obra de 1952 de Jacques Becker, que a 1 de Setembro de 2006 inaugurou o ciclo comemorativo do centenário do nascimento do cineasta francês.
Ambientado nos finais do século XIX, é a história de amor entre George Manda (óptimo Serge Reggiani) e Marie (divina Simone Signoret), terminada pela inveja e cobiça de Felix Leça, o líder de uma quadrilha local de criminosos.
É um filme que tem imensas qualidades: um uso genial da luz, excelentes interpretações (Reggiani à cabeça), e uma fluência e uma estética que devem muito à do grande Jean Renoir.

Mas tudo isso acaba, numa primeira visão, por ser secundário face à forma – literalmente – luminosa como Becker filma Simone Signoret, fazendo dela o centro do filme, numa relação entre um realizador e uma actriz que só encontra paralelo nos filme de Sternberg com Dietrich ou nos de Bergman com Ullman. Aqui, Signoret é um monumento, uma relação do homem com o Sagrado á maneira de Platão. Não há, pelo menos durante hora e meia, diva como ela. Mas, lá está: de quem é o mérito?

Etiquetas:

3 Comentários:

Blogger Hugo disse...

Eu diria que é 50-50. A Signoret tem o mérito de fazer esquecer tudo quando aparece.

Não me digas que estavas no sítio do costume e eu, cego monumental, não te vi? (acto de pura vergonha este)

2:09 da manhã, setembro 03, 2006  
Blogger Miguel Domingues disse...

Estava, estava no sítio do costume. Mas a cegueira também é minha, que também não te vi.

Cumprimentos,
Miguel Domingues

1:20 da tarde, setembro 03, 2006  
Blogger Hugo disse...

Moral da história: Hugo Alves nunca mais se porá a escrevinhar no moleskine nas salas da Cinemateca!

Abraço

5:44 da tarde, setembro 03, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Free Hit Counter