terça-feira, setembro 13, 2005

Notas Para a Definição do IndieLisboa pt.2



Suspeitos do Costume
Johnnie To é um dos nomes descobertos em Portugal graças ao festival lisboeta. O ano passado, foi Breaking News, um cinético thriller longe da perfeição, mas filmado de forma brilhante e com enorme ironia no retrato de um conflito entre a polícia e um gangue, com os media pelo meio. O filme deste ano, Yesterday Once More (Observatório, 21 de Abril, King 3, 22h15m) foi uma enorme decepção. Claramente inspirado em Ladrão de Casaca (1955) de Alfred Hitchcock, é a história de dois academicamente brilhantes e economicamente bem-sucedidos cleptomaníacos que, numa eterna dança do acasalamento, envolvem em flirts constantes à volta do roubo de jóias imensamente valiosas. Mesmo com actores competentes e carismáticos - destaque para a super-estrela asiática Andy Lau - não só é redundante como "heist movie", como perde interesse enquanto "tearjerker". Vale apenas como exemplo de uma produção oriental de alto calibre.
Vencedor da competição do ano anterior com Le Monde Vivant, Eugène Green (americano radicado em França), regressou em 2005 com Le Pont des Arts (Observatório, 22 de Abril, King 1, 18h45m), o retrato dos relacionamentos de quatro personagens e da postura de cada uma perante a arte e a cultura (fonte de poder ou meio de desenvolvimento ético e pessoal) e como estas podem ser uma ponte entre a vida e a morte. De óptima respiração e buscando incessantemente o lado poético dos gestos quotidianos, almeja também, de uma forma algo irritante, mostrar com demasiada frequência a cultura geral do seu autor, ameaçando transformar esta experiência agradável e razoavelmente recompensadora no equivalente cinematográfico de um concurso televisivo.

Etiquetas:

2 Comentários:

Blogger Daniel Pereira disse...

Bom, até aqui ainda não discordas muito de mim. Também não gostei do filme do To e em relação ao do Green não posso falar porque não vi. Espero por novos posts.

7:40 da tarde, setembro 13, 2005  
Blogger gonn1000 disse...

O do To é engraçadote, mas o do Green é de uma pretensão irritante, não reparei na "óptima respiração"...

4:27 da tarde, setembro 20, 2005  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Free Hit Counter